fbpx

Transformações: A necessidade da autonomia no mundo do trabalho – Marina Senna

INTRODUÇÃO


Neste contexto de transformações do mundo e das relações pós-pandemia, é preciso MATURIDADE. As profundas e essenciais mudanças devem ser discutidas com transparência e seriedade por funcionários e empresários. É preciso se preparar para as novas relações de trabalho, mudanças de ambiente, a chegada do home office e a questão da produtividade num mundo tão diferente.

 

AUTONOMIA X INTERDEPENDÊNCIA

A relação de trabalho no Brasil traz diversos aspectos históricos, sociológicos, estruturais e psicológicos que podem embasar uma discussão profunda e interessante. Mas trago aqui uma linguagem mais pragmática, embasada na vivência e na liderança frente a diversos projetos estruturais de desenvolvimento humano no varejo, uma área muito sensível e atingida de forma tão drástica com essa pandemia. As estruturas das organizações são verticais. Isso sustenta uma relação tutelar, onde de um lado você tem alguém que “manda” que “dita” o que fazer e abaixo profissionais, muitas vezes não qualificados, para “obedecer” o que deve ser feito. Essa leitura simplista da relação diz muito dos problemas que as empresas e os profissionais encontram no mundo de hoje para se transfomar: 1. A falta de AUTONOMIA dos profissionais 2. A inconsistência do propósito e valores que guiam a companhia 3. A incapacidade das empresas criarem comunicação e parâmetros claros para orientar a todos de forma consistente a organização 4. Os profissionais que enxergam a relação de trabalho de forma “paternal” e “passiva”
Tudo isso resulta em uma profunda relação de VÍTIMAS E CULPADOS Esse desafio torna a realidade de criar relações INTERDEPENDENTES uma profunda mudança que arrisco propor caminhos:
Para as empresas, é mais que urgente definir seu propósito de forma clara, acessível e verdadeira. E esse propósito deve estar traduzido de fato em todos os processos internos, como comunicação, estrutura e, principalmente, na clareza do caminho a ser conduzido. A transparência é fator crucial na trajetória, seja para assumir os problemas, seja para ajudar os times a contribuírem e terem consciência da responsabilidade de cada um dentro do todo, que é a companhia. Para o processo de transformação é essencial mudar a forma de treinar suas equipes. Não é mais um processo passivo de quem sabe e transmite
para quem não sabe. É uma construção de conhecimento através de projetos. É delegar grandes responsabilidades a times em diferentes níveis hierárquicos, deixando que eles assumam com AUTONOMIA e compromisso a responsabilidade que cabe a cada um dentro da organização.
Para os profissionais, é hora de assumir a  responsabilidade do papel que cada um tem e representa dentro das empresas. Não há mais espaço do “culpado”. É tempo de amadurecer, pedir ajuda, buscar conhecimento, pedir demissão quando não acredita mais na empresa. É o momento de colocar suas posições de forma isenta, sem “MIMIMI”, sem personificar. É hora de se ater sempre aos fatos, dados e situações reais e, principalmente, buscar o auto-conhecimento para amadurecer suas emoções e não mais transferir suas ausências e carências para as relações de trabalho. O amadurecimento emocional dos profissionais tem sido alvo de vários estudos acadêmicos que explicam essas relações frágeis entre empresas e empregados. A provocação aqui é trazer na linguagem do dia a dia os PROFUNDOS desafios em que todos nos encontramos para construir uma nova sociedade.

 

 

© Marina Senna Sócia-diretora da consultoria de desenvolvimento humano VarejodeModa. Fundada em 2001, tem como missão ajudar as empresas a desenvolver seu maior capital: o ser humano. Cria projetos de reestruturação, desenvolvimento de times, programas de treinamento de vendas e atendimento. Entre as companhias de referência no varejo que atua estão Estée Lauder Companies, Grupo SBF, Nike do Brasil, Arezzo, Grupo Boticário e Grupo Afeet.
Marina Senna

https://www.linkedin.com/in/marina-senna-9924a523/

@marinasenna99

varejodemoda@uol.com.br

11.98199.7631

Contact

Consulting
Camila Carmo
camila.carmo@mcfconsultoria.com.br
+55 11 3088.7258 (Extension: 110)

Training
Leandro Crepaldi
leandro.crepaldi@mcfconsultoria.com.br
+55 11 3088.7258 (Extension: 110)