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Coerência e propósito no impulsionamento do consumo

ARTIGO SEMANA “E AGORA?” MCF Consultoria

Por Leandro Crepaldi

 

A sexta e última noite de convidados da semana E AGORA teve o prazer de receber uma das executivas de maior destaque no país. Após estar à frente do marketing da HEINEKEN por um período de 06 anos, onde recebeu inúmeros prêmios de reconhecimento por sua atuação, DANIELA CACHICH é atualmente Vice-Presidente de Marketing da PEPSICO Foods Brasil e uma das profissionais mais influentes do mercado. Ferreirinha recebeu a executiva para um bate-papo focado nas oportunidades e desafios no novo momento.

Daniela compartilhou seus marcos e legado profissional na UNILEVER com o case DOVE para a beleza de mulheres reais. Na PEPSICO, a executiva ressalta que o seu desafio tem sido construir marcas que alinhem CRIATIVIDADE E RAZÃO DE SER. COERÊNCIA E PROPÓSITO são atributos que quando presentes auxiliam significativamente na tomada de decisão por meio ações que possam trazer um real impacto na sociedade.

Interessante perceber, como bem pontua Ferreirinha, que COERÊNCIA E PROPÓSITO são traços marcantes de todos os trabalhos onde Daniela atuou e é exatamente dessa maneira que ele a questiona. “O que te incentiva a ir além na sua busca constante pela luta da diversidade, empoderamento feminino ou direito das minorias”?

A executiva brilhantemente pontuou que talvez essa seja sua MISSÃO DE VIDA: retribuir à sociedade os privilégios recebidos para àqueles que poucas oportunidades tiveram. “O meu exercício diário ao trabalhar com uma marca é me perguntar: o que mais eu posso fazer?” Um despertar iniciado em seu trabalho, como dito anteriormente, com a marca DOVE na Unilever onde seu objetivo foi muito maior do que vender sabonete, sua missão acabou sendo trabalhar a autoestima da mulher brasileira. “

Obviamente nem tudo são “flores”, foram muitos os desafios enfrentados ao longo da carreira, principalmente pelo universo majoritamente MASCULINO nas rodas dos grandes executivos de mercado. No entanto, para citar uma das grandes lições aprendidas: “Se eu quero provocar uma mudança eu preciso mostrar que isso gera resultados”.

A executiva vai além ao discutir a importância da criação de metas corporativas para mulheres em cargos de liderança. Se não houver objetivos claros dentro de cada companhia o cenário não tende a mudar por si só. A PEPSICO por exemplo tem hoje 44% de mulheres na liderança e já se comprometeu a chegar nos 50% até 2025.

A reflexão toda trouxe a questão sobre o que o futuro nos reserva. Qual seria a perspectiva na visão da executiva em relação a temas tão alarmantes? A resposta veio da seguinte forma: “Tudo depende das pessoas, do papel de cada um como sociedade e principalmente do impacto da educação nessa evolução”. Daniela comentou ainda que este momento deixou ainda mais escancarada a DESIGUALDADE na sociedade, em todos os aspectos inclusive no digital.

Para a executiva a resposta está no alinhamento mais assertivo entre o público e o privado, de forma independente nenhuma das partes conseguirá o resultado esperado. Há inúmeras iniciativas positivas ocorrendo, mas é preciso que a responsabilidade social seja ainda mais intrínseca na missão das empresas.

Dentre os aprendizados destacados:

• Mais SER DO QUE TER: compartilhar, dividir, valorizar outros valores
• O PODER DO COLETIVO: até mesmo concorrentes se unindo para ajudar a sociedade
• DECIDIR SEM EMBASAMENTO técnico: aprender a tomar decisões sem respaldo de dados ou estatísticas que pudessem validar o caminho escolhido
• Traçar ESTRATÉGIAS DE CURTÍSSIMO PRAZO: de semana a semana, sempre de olho no mercado
• RESSIGNIFICAR: relações, trabalho, prioridades, o fazer

Ao longo dos seis dias alguns pontos foram comuns entre os diferentes executivos, independente do seu ramo de atuação, de sua trajetória profissional ou até mesmo de sua nacionalidade: Mais do que nunca precisamos pensar e agir coletivo, de um olhar mais cuidadoso com o outro, da contribuição em lutas que talvez não sejam só nossas e da cobrança por um posicionamento sócio responsável mais claro por parte das empresas.
Que o nosso “eu” pessoal, profissional, de mercado possam se fortalecer e se comprometer com o bem de todos.

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